Um novo olhar para 2018

O ano de 2017 refletiu um pouco do que nós brasileiros vivemos no ano anterior. Momentos de incerteza na política, na economia e nos negócios que, muitas vezes, nos fazem frear os planos e ações mais ousadas.

Mesmo em meio ao duvidoso, 2017 serviu para nos mostrar que a vida segue e precisamos estar prontos para vivê-la da melhor forma possível. Gosto de mencionar que as chamadas “crises”, que nada mais são do que anomalias cíclicas na áreas políticas, sociais e econômicas, são oportunidades de nos reinventarmos quando tudo parece ruim. São nas adversidades que nascem os vencedores, afinal os vencedores fazem aquilo que os perdedores deixam de fazer.

No mundo dos negócios, durante 2017, alguns arriscaram empreender outros decidiram planejar um pouco mais. Independente da opção escolhida, o importante é que não podemos desistir diante do que vemos em notícias pessimistas. Às vezes, devemos desligar a TV e o rádio para que possamos apreciar as belas paisagens da vida. O que acontece ao nosso redor não pode nos paralisar, mas sim servir de impulso para realizarmos o que sempre sonhamos. Planejamento, pesquisa e cautela devem estar presentes, em momentos de dúvida e de calmaria. Então, por que ficarmos amedrontados diante do incerto? Se não podemos mudar os ventos, podemos ajustar as velas.

É nesse “ajustar das velas” que devemos olhar para 2018 como um ano cheio de novas oportunidades. São 365 chances de enfrentar a chamada “crise”, de tirar nossos planos do papel, de realizar o que tanto sonhamos fazer.

Em relação ao mercado imobiliário, especificamente, permaneço com uma visão otimista, principalmente pelas melhoras que vimos este ano em relação a 2016. No segundo semestre deste ano, já foi possível perceber a recuperação do setor.

Quanto ao aluguel e venda de imóveis, projeto o fortalecimento no mercado. Na área de locação, a vida em constante mudança faz com que imóveis desocupados sejam rapidamente alugados, com o tempo surgem alternativas que beneficiam proprietários e inquilinos, como o seguro fiança gratuito, e o desenvolvimento dos bairros gera visibilidade para muitos imóveis, entre tantas outras possibilidades de negócio. Já na área de vendas, aos poucos as pessoas estão ficando mais confiantes para adquirir um imóvel. Com o auxílio de corretores profissionais e experientes, os compradores buscam alternativas para financiamento e negociações que sejam viáveis e satisfatórias tanto para eles quanto para os vendedores.

Na área de condomínios, o desenvolvimento das cidades é um forte indício de que o mercado condominial vai continuar crescendo. São cada vez mais pessoas que utilizam os espaços comuns dos condomínios, convivendo diariamente. Essa realidade interfere diretamente no mercado imobiliário, já que faz aumentar a carteira das administradoras e exige que estas sejam empresas cada vez mais qualificadas e preparadas para atender esse perfil de cliente. Por essas situações, acredito que em 2018 iremos contar com números positivos e animadores.

A nós cidadãos, cabe continuarmos confiantes de que o ano novo será melhor. Porém, lembro que nada será diferente se não tomarmos a iniciativa de fazer coisas novas. A responsabilidade de ter um ano cheio de momentos bons é nossa!

2018 está chegando para nos dar a oportunidade de fazermos um balanço de nossas vidas e retomarmos com energia o horário nobre de nossas vidas. O que não podemos, e nem devemos, é sentar no banco dos coitadinhos e ter pena de nós mesmos. Sonhar é bom, mas realizar um sonho é muito melhor e indispensável para a felicidade e o sucesso. Só assim será possível viver este grande e empolgante show da vida. Lembre-se: o sonho deve ser sempre grande. Devemos mirar na lua, pois mesmo errando, ainda assim, estaremos entre as estrelas.

Que 2018 seja um incentivo para nos tornarmos mais otimistas, mais fortes e, principalmente, mais felizes. Muitas pessoas fazem uma lista com planos para o ano novo. Seja diferente, se escrever seus planos tire-os do papel. Seja inovador e não deixe notícias pessimistas desanimarem você.

Aproveite estes últimos dias de 2017 para analisar aquilo que deu certo e o que poderia ser diferente. Pense o melhor para você e para a sua família.

Olhe para 2018 como vencedor!

 

Feliz Natal e um próspero ano novo para você e sua família!

 

 

Julio Cesar Soares da Silva*

Diretor-presidente da Guarida Imóveis

*Julio Cesar Soares da Silva, Diretor-Presidente da Guarida Imóveis, é advogado, pós-graduado em Direito Imobiliário e em Recursos Humanos. Atua no mercado imobiliário gaúcho junto à Guarida há 39 anos na administração de condomínios, vendas e locações. Julio Cesar também é Conselheiro Fiscal do Secovi/RS (Sindicato da Habitação). Já foi Diretor Tesoureiro, Coordenador da Comissão de Ética e atualmente exerce o cargo de Conselheiro Efetivo do CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Já exerceu o cargo de Vice-Presidente da Agademi (Associação Gaúcha das Empresas do Mercado Imobiliário).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...