Panorama do mercado imobiliário no último triênio

Júlio Cesar por Diego Ramos - FOTOGRAFIA IMOBILIÁRIA (19)

O mercado imobiliário, embora a “crise” econômica, mesmo que timidamente, está ano após ano em crescimento. Ao analisar os números relativos ao último triênio (2014, 2015 e 2016), percebemos que as áreas de aluguéis, condomínios e vendas de imóveis no RS estão em expansão. Isso deve-se aos diferentes estilos de vida das pessoas. Por diversos motivos, muitas vezes é preciso mudar-se para uma casa maior, morar perto da faculdade, da escola das crianças ou do trabalho. Todos esses fatores fazem girar o mercado imobiliário e alteram números importantes para quem atua nessas áreas.

Seguem dados divulgados pelo SECOVI RS, que demonstram um panorama do mercado imobiliário em Porto Alegre.

Quanto à locação de imóveis, é visível que a média de imóveis ofertados aumenta a cada ano. Essa informação é positiva, já que a população da cidade também aumentou, ou seja, mais ofertas para atender mais pessoas. Diante disso, para qualificar o mercado, cabe às imobiliárias atender às expectativas dos possíveis proprietários e inquilinos, prestando um atendimento com excelência, qualificado e dinâmico, e com isso, concretizar mais locações.

Sobre a área de Condomínios, não é novidade, que o número de Condomínios em Porto Alegre é  cada vez maior. O percentual de condomínios administrados por imobiliárias representa 71,41% da totalidade. Devido a complexidade e responsabilidade da administração, a autogestão está cada vez mais restrita. Os dados demonstram que síndicos e condôminos estão percebendo a importância de contar com a ajuda de uma imobiliária na gestão condominial, o que é um passo muito importante também para o mercado imobiliário.

Em relação à Compra e Venda de imóveis, os números apresentaram pouca diferença no triênio. Como já mencionei em outro texto, especificamente em 2016, os preços entraram na realidade em comparação à época do boom imobiliário. Agora estão de acordo com a oferta e à procura. Importante ressaltar, que houve um aumento significativo de 7,09%, na arrecadação anual de ITBI (Imposto Territorial de Bens Imóveis), cobrados pela Prefeitura Municipal. Além disso, as construtoras também estão adequando os preços, oferecendo apartamentos com eletrodomésticos, com 30% de desconto à vista, entre outros benefícios para o cliente.

Abaixo segue dados disponibilizados pelo SECOVI RS:SECOVI

Fonte: Secovi-RS

 

Julio Cesar Soares da Silva*

Diretor-presidente da Guarida Imóveis

*Julio Cesar Soares da Silva, Diretor-Presidente da Guarida Imóveis, é advogado, pós-graduado em Direito Imobiliário e em Recursos Humanos. Atua no mercado imobiliário gaúcho junto à Guarida há 39 anos na administração de condomínios, vendas e locações. Julio Cesar também é Conselheiro Fiscal do Secovi/RS (Sindicato da Habitação). Já foi Diretor Tesoureiro, Coordenador da Comissão de Ética e atualmente exerce o cargo de Conselheiro Efetivo do CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Já exerceu o cargo de Vice-Presidente da Agademi (Associação Gaúcha das Empresas do Mercado Imobiliário).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...