Franquias: a oportunidade de desenvolver negócios de sucesso

julio-cesar-2

O mundo empresarial está sempre em constante evolução. Podemos observar esse crescimento, principalmente com o avanço da tecnologia e das diversas ferramentas digitais disponíveis. Assim, as empresas devem inovar com seus produtos e serviços e aqueles que querem sucesso nos negócios, precisam encontrar novos meios de atuação.

Buscando começar uma empresa já com boas perspectivas de que ela dê certo, muitas pessoas optam por abrir uma franquia. Na maioria dos casos, as franqueadoras são grandes empresas, que já possuem sua marca consolidada no mercado. A alternativa de abrir uma franquia pode aumentar as chances de ter um negócio próspero, assim que o trabalho é iniciado.

Investir em franquias é uma grande tendência para esse ano, já que os números do setor estão em alta. De acordo com a Pesquisa de Desempenho, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias teve crescimento de 8,3% em 2016, comparado à 2015. O relatório apresenta ainda que o faturamento do setor foi de R$ 151 bilhões e número de unidades superior a 142 mil. O levantamento destacou ainda o aumento no número das microfranquias. Foi analisado que 36% das redes, que ainda não trabalham neste formato, planejam desenvolver este modelo nos próximos anos. Além de ser um novo nicho de atuação no mercado, as microfranquias proporcionam variadas formas de trabalho, algumas delas home office por exemplo, e exigem um custo mais baixo de investimento. Dentro desses novos formatos, as franquias imobiliárias estão crescendo consideravelmente ao longo dos anos. A abertura de lojas neste segmento só aumenta, pois o número de brasileiros que sonham com o imóvel próprio é cada vez maior. Além disso, as condições de compra, principalmente por financiamento, aquece o mercado de venda de imóveis e atrai o olhar de quem quer investir em um negócio.

No início de março, a Guarida Imóveis lançou modelos de negócios inovadores no mercado de franquias. São diferentes formatos para quem quer atuar na intermediação de compra, venda e locação de imóveis. Os modelos de franquias e microfranquias permitem ao empreendedor trabalhar em uma agência, escritório ou home office, além da possibilidade de atuar em Porto Alegre, no interior do RS e em outros estados do Brasil. Há 40 anos presente no mercado imobiliário e há 6 anos atuando no mercado de franquias, a Guarida planeja contar com profissionais interessados nestes novos modelos, experientes no mercado imobiliário e que buscam ter uma empresa própria.

Porém, apesar desse significativo crescimento, o mercado de franquias exige alguns cuidados. Entre eles, destaco a seriedade na gestão por parte da franqueadora e do franqueado. Ambos devem ter interesses alinhados, principalmente sobre o ramo em que atuam. Quanto à empresa franqueadora, cabe definir todos os processos necessários para auxiliar o empreendedor que adere à sua marca. Já ao empresário é aconselhável adequar-se às exigências e estilo de negócio da empresa que escolheu para ter uma franquia. Em resumo, uma das principais características necessárias é o alinhamento de objetivos, com o intuito de obter sucesso nos negócios.

Entre as tendências de negócios no modelo de franquias em 2017, destacam-se lojas menores e, até mesmo, home office com já citado, além de várias lojas com a administração do mesmo franqueado, ou seja, crescimento constante para os empreendedores.

Para quem busca investir em um novo negócio esse ano e pesquisa pelo mercado de franquias, a dica é procurar por franqueadoras que oferecem modelos sólidos, que já atuam há alguns anos neste mercado e que disponham de profissionais qualificados para auxiliar nos negócios.

 

 

Julio Cesar Soares da Silva*

Diretor-presidente da Guarida Imóveis

*Julio Cesar Soares da Silva, Diretor-Presidente da Guarida Imóveis, é advogado, pós-graduado em Direito Imobiliário e em Recursos Humanos. Atua no mercado imobiliário gaúcho junto à Guarida há 39 anos na administração de condomínios, vendas e locações. Julio Cesar também é Conselheiro Fiscal do Secovi/RS (Sindicato da Habitação). Já foi Diretor Tesoureiro, Coordenador da Comissão de Ética e atualmente exerce o cargo de Conselheiro Efetivo do CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis). Já exerceu o cargo de Vice-Presidente da Agademi (Associação Gaúcha das Empresas do Mercado Imobiliário).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...