Perspectivas para o mercado imobiliário em 2017

julio-cesar-2

A época de final de ano nos leva a refletir sobre tudo o que vivemos durante os últimos 12 meses. É tempo de avaliarmos o que deu certo e também aquilo que não foi tão bom assim, mas que nos permitiu diversos aprendizados. Acredito que 2016 foi um ano atípico para todos nós brasileiros. Mudanças no governo, desafios na economia do país, eventos esportivos de porte mundial, conquistas, alegrias, tristezas, perdas, etc. Enfim, vários momentos que nos permitiram adquirir experiências novas.

No âmbito empresarial não foi diferente. Como sempre, observamos diversos desafios a serem superados, mas felizmente, fomos vitoriosos diante de todos eles. Digo isso, pois em um ano de incertezas pelo qual passamos, cada dia merece ser comemorado como um avanço. Se não podemos mudar os ventos, podemos ajustar as velas. Empresas que expandem seus serviços, principalmente no ramo imobiliário, sempre têm algo novo para oferecer aos seus clientes e isso é uma grande vantagem. Para alcançar sucesso na vida não é necessário ser um super-herói, basta ser criativo e pôr em prática o sonho que os outros deixam de realizar.

A atual situação do Brasil, principalmente a econômica e política, amedronta muitos empresários. Porém, gosto de ressaltar que sempre há oportunidade para quem está preparado e que é possível continuar obtendo sucesso nos negócios, mesmo em meio a crise. As chamadas “crises”, que nada mais são do que anomalias nas áreas políticas, sociais e econômicas, abrem novos horizontes para aqueles mais capazes e fortes que visualizam oportunidades no meio da “turbulência”. Não podemos nos deixar influenciar pelo bombardeio de notícias ruins veiculadas pela imprensa. Temos que reagir, enxergarmos com os olhos de um vencedor as oportunidades que surgem a todo momento.

Seguidamente sou questionado sobre assuntos relacionadas à administração de condomínios e aluguéis e sobre vendas de imóveis, principalmente nessa época. Posso afirmar que, durante todo o ano de 2016, me mantive otimista sobre a estabilização e consequente crescimento destes três nichos do ramo imobiliário. Percebo que, mesmo em um ano diferenciado para os negócios, as pessoas continuam buscando estes tipos de serviços, já que o número de famílias em condomínios segue aumentando, muitos continuam procurando imóveis para alugar e o sonho de ter a casa própria ainda é o objetivo de vários brasileiros.

Com relação à venda de imóveis, especificamente, em 2016 os preços entraram na realidade em comparação à época do boom imobiliário. Agora estão de acordo com a oferta e a procura. Além disso, as construtoras também estão adequando os preços, oferecendo apartamentos com eletrodomésticos, com 30% de desconto à vista, entre outros benefícios para o cliente.

Diante disso, as perspectivas para o ano que vem chegando podem ser as melhores possíveis, já que as pessoas poderão sentir-se mais seguras para fechar negócios. Gosto de destacar que o nosso dever como empresa é oferecer ao cliente aquilo que ele procura, seja no cenário negativo ou no positivo, sem abrir mão da qualidade.

Quanto à 2017 tenho as melhores expectativas possíveis para o mercado imobiliário, principalmente na área de venda de imóveis. As pessoas estão, mesmo que timidamente, começando a ficar mais confiantes para adquirir um imóvel. Para mim, todo o imóvel se vende ou se aluga. Logicamente, ele deve estar adequado ao seu mercado. Às vezes ele é maravilhoso, mas por circunstâncias de mercado o preço precisa ser outro. Então dependerá muito da competência de quem está vendendo e das vantagens que oferece. Cabe a nós, empresários do ramo imobiliário e de diversos segmentos, capacitar nossas equipes, melhorar a qualidade das ofertas e serviços, oferecendo soluções com a máxima qualidade aos clientes.

2017 está nos dando a oportunidade de fazer um novo ano e sem dúvidas, ele será iluminado para todos nós. Esperamos que cheguemos ao final dele, acumulando muita saúde, sucesso, paz, felicidade e amor em nossos corações.

Boas festas a todos!

 

Julio Cesar Soares da Silva*
Diretor-presidente da Guarida Imóveis

*Julio Cesar Soares da Silva, Diretor-Presidente da Guarida Imóveis, é advogado, pós-graduado em Direito Imobiliário e em Recursos Humanos. Atua no mercado imobiliário gaúcho junto à Guarida há 39 anos na administração de condomínios, vendas e locações. Julio Cesar também é Conselheiro Fiscal do Secovi/RS (Sindicato da Habitação). Já foi Diretor Tesoureiro e coordenador da Comissão de Ética do CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) e Vice-Presidente da Agademi (Associação Gaúcha das Empresas do Mercado Imobiliário).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...